Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

terça-feira, janeiro 20, 2009

2008 passou.

Um ano em que se viram algumas iniciativas para a defesa dos direitos negados à população transexual.

O Bloco de Esquerda teve as iniciativas de uma audição parlamentar sobre os problemas e discriminações sentidas pela população transexual portuguesa, e um fórum intitulado “Sem Medos” onde também se falou sobre esses mesmos problemas.

Um ano em que se assistiu a mais uma morte de uma mulher transexual, Luna, sobre o qual não se sabem motivos.

Um ano em que se viu os nossos apoiantes LGs a dividirem a comunidade transexual pelos seus feudos pessoais, em vez de promoverem a união da comunidade.

Um ano em que se debateu e foram recusadas propostas sobre o chamado casamento gay, que é apoiado pela comunidade transexual incondicionalmente.

Um ano que terminou com uma histeria colectiva sobre a mensagem de Natal do prelado supremo da cristandade (e digo isto porque, depois de conseguir aceder à dita mensagem, encontrei várias alternativas para o que disse, ou seja, afinal não se falou explicitamente sobre homossexualidade nem transexualidade).

2009 começou no meio de uma crise económica.

O mesmo primeiro-ministro que em 2008 se negou a legislar sobre o casamento gay vem agora propor para a sua próxima legislatura, o debate e a legalização do mesmo, dizendo que se deve “eliminar uma discriminação histórica que não honra nenhuma sociedade aberta” “em nome da liberdade, igualdade, dignidade individual e de luta contra todos os tipos de discriminação”.

Quer dizer, mas estes argumentos não eram válidos em 2008? Ou terá sido por terem sido os partidos de esquerda a proporem a legalização do casamento gay? Porque terá, em meia dúzia de meses, mudado um primeiro-ministro de opinião? Será da crise? Porque se terá de novamente de debater um assunto que podia ter ficado resolvido em 2008, originando que se perca tempo a debater as mesmas coisas em vez de se usar esse tempo para debater outros problemas que apareçam?

E porque será que não se falou na discriminação existente a todos os níveis da nossa sociedade contra as pessoas transexuais? Afinal não é por uma luta contra todos os tipos de discriminação?

Afinal só existe a discriminação contra homossexuais? Será que o nosso primeiro-ministro confunde homossexualidade com transexualidade? (Com tanto que se tem falado ultimamente sobre transexualidade, não pode ser por esta razão).

Já começam os comunicados de congratulações por esta decisão feitos pelas associações e grupos supostamente LGBT, e até agora nenhum reparou que não se falou de identidade de género. Portanto a lógica parece ser esta: homofobia fora, transfobia não interessa (salvo se servir para justificar reivindicações de género por alguns grupos mais radicais).

Já que o primeiro-ministro quer lutar contra todos os tipos de discriminação, não seria altura de lhe dizer que a identidade de género ainda não está protegida na constituição? Que a comunidade transexual precisa de uma lei de identidade de género para acabar com muitas discriminações do nosso dia-a-dia e do próprio sistema?

Ainda hoje, se uma pessoa transexual quer mudar nome e género é forçada a passar por cirurgias dolorosas e onerosas para o estado. Tem de se dirigir a um juiz que não está preparado para julgar questões de género. E muito, muito mais se teria para dizer.

A julgar pelo silêncio sobre a identidade de género, tanto da parte dos nossos aliados LGs como dos partidos que tiveram iniciativas sobre este assunto, não se perspectiva nada de bom para 2009.


[Internacional]
Niños trans
Qué haría usted si su hijo varón dice que quiere ser mujer? Hasta hace poco, frente a una situación así, la mayoría de los padres buscaba ayuda psicológica para intentar revertir algo que, a sus ojos, andaba mal. Pero ahora en países como Estados Unidos, Canadá y Noruega eso está cambiando: apoyados por médicos y psicólogos, muchos padres de "niños transgenéricos" dicen que no hay nada malo en que varones de 4 años vayan al colegio vestidos con falditas rosadas, y nenas de la misma edad, con el pelo corto y gorras de béisbol.

[Portugal]
Primeiro-ministro de Portugal quer legalizar casamento gay

Neste domingo, 18, o primeiro-ministro português, José Sócrates, apresentou ao Congresso um projeto que, entre outras medidas, permitirá o casamento gay em seu país caso seja aprovado.
Moção de Sócrates exclui adopção por casais homossexuais
PS contra adopção por casais homossexuais
Casamento gay: PND diz que proposta «contraria sentimento da maioria»
Missas contra casamentos gay
Casamento gay na moção
PS não apoia adopção por casais homossexuais
Adopção excluída do casamento de homossexuais
Moção de Sócrates exclui adopção por casais homossexuais

[Brasil]
Transexuais vão ter psicólogo grátis
Os transexuais de Ribeirão Preto vão ter acompanhamento psicológico gratuito, disponibilizado pelo município. A medida foi acertada na manhã de ontem, em reunião entre Secretária de Saúde, representantes da ONG Arco-ìris e transexuais.

[Brasil]
Intensificada campanha pelo nome social de trans
Já são 10 os estados envolvidos na luta para que a rede pública de ensino aceite o uso do nome social de travestis e transgêneros nas matrículos e outros documentos escolares.

[Espanha]
Nove mil casamentos homossexuais em Espanha
As autoridades espanholas celebraram cerca de 9 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo desde Julho de 2005, quando entrou em vigor a polémica lei que colocou Espanha entre as nações mais progressistas do mundo nesta matéria.
Cerca de 9.000 casamentos homossexuais realizados em Espanha

[España]
Un jurado declara culpable de asesinato al acusado de acuchillar a un transexual en Algezares
El Tribunal no le ha otorgado ninguna atenuante, pese a que la defensa alegó que padece varios trastornos psiquiátricos.

[UK]
Leeds man convicted of transsexual murder
A man was convicted today of killing a transsexual prostitute 10 years ago after being trapped by a palm print.
Man guilty of transsexual murder

[UK]
Grandfather becomes grandmother after Britain's oldest sex change at 64
Businessman Michael Mason was a married father of four with 11 grandchildren but has since become Michelle after decades of wishing to be female.
I became a woman at 64!

[Serbia]
Transsexual Murdered in Belgrade
A transsexual person was found dead is her flat in Belgrade at the weekend, the Serbian LGBT group Queeria told UK Gay News last night..

[Indonesia]
Transgenders Hold First National Conference, Demand End to Discrimination
In the first-ever national conference of transsexuals and transvestites, Indonesians from 23 provinces are meeting in Bogor, West Java Province, to discuss ways to improve their legal rights and stop discrimination.

[República Dominicana]
La alegría de vivir su propia identidad
Privilegiada en un mundo de discriminación, Thalía Almendares es activista por los derechos de los transexuales, artista de shows nocturnos, hija querida y esposa feliz

2 Comments:

  • At 20 janeiro, 2009 10:24, Blogger Condessa X said…

    Em total acordo, fofa. Lamentavelmente as pessoas têm tendência para se esquecer do T no LGBT, de certo modo, contra mim falo.
    E sim, as associações não deviam estar a aplaudir palhaços que em Outubro usaram a mesquinhez como arma política para poderem agora "brilhar".

     
  • At 21 janeiro, 2009 15:19, Anonymous Anónimo said…

    Só para dizer que sou leitora assídua deste blog e que a sua foto que acompanha o post é linda.
    Um grande beijo de uma sua admiradora

     

Enviar um comentário

<< Home