Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

quinta-feira, Dezembro 15, 2005

E eis que se começa a falar de cinema, pelos Óscares que se aproximam. E no meio desta confusão, duas coisas se destacam: obviamente o filme de Ang Lee, Brokeback Mountain, do qual se espera ser o grande vencedor deste ano, e que já tem ganho prémios, e a nomeação de Felicity Huffman pelo seu papel de transexual feminina pré-op no filme Transamerica (pena o filme só ter tido esta nomeação, embora também tenha ganho já bastantes prémios). Sobre ambos os filmes já postei, um no blog antigo (Brokeback...) e outro já neste blog. Assim, quem goste de cinema que se anime com este post, e principalmente vão ver os filmes...

Brokeback Mountain’ (já premiado pela Associação de Críticos de Los Angeles), de Ang Lee, ‘King Kong, de Peter Jackson, que se estreia em Portugal depois de amanhã, e ‘Virgem aos 40 Anos’, de Judd Apatow, estão entre os dez filmes eleitos os melhores do ano pelo American Film Institute (AFI).
A lista é completada com ‘Capote’, de Bennett Miller, ‘Colisão’, de Paul Haggis, ‘Good Night, and Good Luck’, de George Clooney, ‘A History Of Violence’, de David Cronenberg, ‘Munich’, de Steven Spielberg, ‘The Squid And The Whale’, de Nora Baumbach e ‘Syriana’, de Stephen Gaghan.
Ao serem eleitas pelo AFI, estas películas – cujo autores serão homenageados em Janeiro em Los Angeles – passam a integrar o espólio da instituição “que documenta o legado cultural da América”, nas palavras do seu director, Jean Picker Firstenberg.



Nos Estados Unidos abriu a época dos prémios, que culminará a 5 de Março de 2006 com a entrega dos Óscares da Academia de Hollywood. Anteontem, a Associação de Críticos de Los Angeles distinguiu como filme do ano e realizador, Ang Lee, ‘Brokeback Mountain’, sobre o amor entre dois ‘cowboys’ na América profunda.

Nas restantes categorias, Philip Seymour Hoffman foi considerado o melhor actor pelo desempenho em ‘Capote’ (sobre o escritor Truman Capote), e, surpreendentemente, a quase desconhecida Vera Farmiga viu premiado o trabalho como drogada no drama de baixo orçamento ‘Down To The Bone’.
Nos secundários, a Associação galardoou Catherine Keener pela interpretação em quatro filmes (‘Capote’, ‘The Ballad Of Jack And Rose’, ‘Virgem aos 40 Anos’ e ‘A Intérprete’) e William Hurt, que faz de mafioso em ‘A History of Violence’, de David Cronenberg.
No que se refere a argumento, registou-se um empate entre Dan Futterman (‘Capote’) e Noah Baumbach (‘The Squid And The Whale’).
Baseado numa história de Annie Proulx, o argumento de ‘Brokeback Mountain’ andou durante sete anos pelos gabinetes de todos os grandes estúdios de Hollywood até acabar nas mãos de um dos mais conceituados cineastas da actualidade: Ang Lee (‘O Tigre e o Dragão’), um sublime contador de histórias com sensibilidade para tratar temas controversos.
Após convencer o júri do último Festival de Veneza, ‘Brokeback Mountain’ é já considerado pela crítica um dos melhores filmes do ano. Agora, só falta mesmo a parte mais difícil: agradar ao conservador público americano. No filme, Heath Ledger (Ennis Del Mar) e Jack Gyllenhaal (Jack Twist) – dois actores em ascensão – são os ‘cowboys’ que se apaixonam num Verão em Brokeback Mountain, Wyoming, vivem uma relação homossexual mas acabam por separar-se, seguindo cada um o seu rumo.



'Brokeback Mountain’, o filme de Ang Lee que retrata o amor entre dois ‘cowboys’ no Wyoming, soma e segue. Depois dos prémios dos críticos de Los Angeles, Nova Iorque e Boston, recebeu ontem sete nomeações para os Globos de Ouro da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood.

Numa atitude inédita, a Associação deixou de fora, na categoria de filme dramático, duas das grandes superproduções do ano: ‘King Kong’, de Peter Jackson e ‘Munich’, de Steven Spielberg. Todavia, os dois cineastas estão candidatos na categoria de realização.
Assim, os nomeados na categoria são todos filmes de baixo orçamento. Além de ‘Brockeback...’, estão na corrida ‘Good Night, And Good Luck’, de George Clooney, ‘Match Point’, de Woody Allen, ‘A History Of Violence’, de David Cronenberg, e ‘O Fiel Jardineiro’, de Fernando Meirelles.
Na área de comédia e/ou musical concorrem a melhor do ano ‘The Producers’, de Susan Stroman, ‘Walk The Line’, de James Mangold, ‘Mrs. Henderson Presents’, de Stephen Frears, ‘Pride & Prejudice’, de Joe Wright, e ‘The Squid And The Whale’, de Noah Baumbach.
Nos actores (drama), estão na corrida Heath Ledger (‘Brokeback...’), Philip Seymour Hoffman (‘Capote’), Russell Crowe (‘Cinderella Man’), David Strathairn (‘Good Night...’) e Terrence Howard (‘Hustle & Flow’), nas actrizes , concorrem Felicity Huffman (‘Transamerica’), Gwyneth Paltrow (‘Proof’), Charlize Theron (‘North Country’), Ziyi Zhang (‘Memórias de Uma Geisha’) e Maria Bello (‘A History...’).
Seis actores vão disputar o Globo de comédia e/ou musical. São eles Joaquin Phoenix (‘Walk The Line’), Cillian Murphy (‘Breakfast On Pluto’), Nathan Lane (‘The Producers’), Johnny Depp (‘Charlie e a Fábrica de Chocolate’), Pierce Brosnan (‘The Matador’) e Jeff Daniels (‘The Squid...’). As actrizes são apenas cinco: Judi Dench (‘Mrs. Henderson...’), Reese Witherspoon (‘Walk The Line’), Sarah Jessica Parker (‘The Family Stone’), Laura Linney (‘The Squid...’) e Keira Knightley (‘Pride & Prejudice’).
Finalmente, nos filmes em língua estrangeiras estão nomeadas duas obras chinesas (‘Kunf Fu Hustle’ e ‘Master Of Crimson Armor’), uma francesa (‘Merry Christmas’), uma sul-africana (‘Tsotsi’) e uma palestiniana (‘Paradise Now’).
Considerados os mais fortes indicados dos Óscares, os Globos de Ouro são entregues a 16 de Janeiro.
FONTE: CORREIO DA MANHÃ

Site oficial de Brokeback Mountain

Site oficial de Transamerica

Le western gay d'Ang Lee favori aux Golden Globes

Homosexual-Themed Films Assault Christmas Moviegoers, December 14, 2005