Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

sexta-feira, junho 16, 2006


Eurodeputados pedem punição para homicidas de transexual morta no Porto


Foto arquivo SIC


O Parlamento Europeu pediu, hoje, às autoridades portuguesas que façam tudo para punir os homicidas do transexual Gisberta, no Porto. Na resolução aprovada, em Estrasburgo, os eurodeputados pedem que Portugal combata o clima de impunidade em relação a este crime alegadamente cometido por um grupo de adolescentes, em Fevereiro passado no Porto.


Tortura e homicídio terríveis é como os membros do Parlamento europeu classificam o crime de que foi vítima Gisberta. A resolução hoje aprovada, em Estraburgo, condena recentes actos de racismo e homofobia em vários países europeus, incluindo Portugal, para o qual é dado o exemplo de Gisberta.


Para os eurodeputados, Portugal tem de fazer tudo para punir os responsáveis pelas agressões que, em Fevereiro passado, no Porto, resultaram na morte do transexual. De nacionalidade brasileira, Gisberta foi espancada e terá agonizado durante dois dias no fundo de um poço num parque de estacionamento.


O crime foi alegadamente cometido por um grupo de adolescentes, alguns à guarda das Oficinas de São José, que já foram acusados pelo Ministério Público e aguardam julgamento sob medidas de coação. O Parlamento europeu insta as autoridades portuguesas a combaterem o clima de impunidade relativo a este e outros crimes de ódio.


SIC Online Notícias