Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

segunda-feira, julho 10, 2006


Agora finalmente sobre a 1ª Marcha do Orgulho LGBT do Porto. Lá fomos na Sexta-feira no comboio das 07h55m. Depois de uma viagem sem incidentes, chegámos ao Porto pelas 23h04m.

Procurámos mas não estava ninguém à nossa espera. Depois de uns telefonemas, lá descobrimos que o carro onde o Bruno nos vinha buscar tinha ficado empanado. Lol. Depois de esperarmos um bocadito, uma das Panteras do Porto lá nos foi apanhar. Com isto tudo, já não fomos a uma reunião onde éramos esperadas, mas antes fomos ajudar com ideias na peça que iria ser representada no fim da Marcha.

Finalmente lá fomos para casa do Bruno, para descansar. Descansar??? Ficámos foi a conversar até às sete da manhã, nós as duas, o Bruno e a Mónica, uma estudante que partilha casa com ele. Quando fomos finalmente dormir é que foi bonito, pois as gaivotas portistas decidiram dar um show de grasnidos que pelo menos a mim não me deixou pregar olho. A Lara ainda dormiu tipo uma horita e meia. Ou seja, quando fomos para a Marcha, estávamos mais mortas que vivas.

Mas lá fomos para a Marcha, onde nos reunimos com algumas trans do porto, a Kati, a Ruth Bianca e mais uma da qual não me recordo o nome (sorry), além do Stef. Pouco antes do início da marcha e depois dos nacionalistas nos terem mostrado que também sabem fazer faixas, mostrando-nos uma que dizia 'Não ao Lobby gay', salvo erro (já agora, agradeço-lhes a presença pois mais do que qualquer coisa que pudéssemos ter dito ou feito, a sua presença demonstrou como marchas deste tipo são necessárias. Mais uma vez lhes agradeço a presença), fomos fazer uma homenagem à Gisberta no sítio onde foi morta. Depusémos flores, acendeu-se uma vela que lá ficou em sua memória, e o Júlio leu um pequeno texto escrito por ele e dedicado à memória da Gis. Não penso ser necessário frisar que a intensidade do momento fez com que umas poucas lágrimas aflorassem os olhos da maior parte dos presentes, especialmente da Kati e da Bianca, que a conheciam e de quem eram amigas.




Com tudo isto, e por não se ter podido contactar toda a organização (no meio daquela confusão, lol) quando acabámos já a marcha se tinha iniciado. Lá fomos depressa para os apanhar, e quando finalmente os alcançámos metemo-nos no fim, para não complicar as coisas. Sem o sabermos, ficámos imediatamente atrás dos nacionalistas que segundo parece acompanharam a marcha até ao fim. Só quando veio um da organização chamar-nos para o nosso lugar é que saímos dali. Mas tudo correu numa 'nice'.






A marcha em si decorreu sem problemas de maior. Não se respondeu às (poucas) provocações que se ouviram, e lá fomos gritando umas palavras de ordem de vez em quando. O nosso bloco (ªt) era o mais calado, em memória da Gisberta. A nossa disposição era a seguinte (mais ou menos):

O Stef, eu, a Katy, a Bianca, a Lara e a tal miúda no fim, da qual não me lembro o nome.

A organização está de parabéns pelo bom trabalho que realizou, sinceramente nunca pensei que a primeira marcha no Porto reunisse tanta gente. Foi muito bom. No final da marcha, leu-se o manifesto, fez-se 1 minuto de silêncio em memória de Gisberta, e depois foi a peça em que se pretendia participação do público. E teve-a.

À noite fomos com uma bancazinha da ªt para o Pride, eu, a Lara e o Stef, pelas 03h viémos embora que estávamos ARRASADAS. E hoje regressámos pelas 15h junto com o Sérgio.

E foi assim a primeira Marcha do Orgulho LGBT do Porto. Deixo-vos com mais umas fotos e os votos de uma boa semana.




1 Comments:

  • At 12 julho, 2006 16:49, Blogger bruno maia said…

    E que grande fim-de-semana que foi...
    Espero que esteja tudo bem contigo e com a Lara e que aquele dia 8 em vez de uma boa recordação seja apenas o início de muito activismo juntos...

    Beijinhos,
    Bruno Maia

    P.S. A miúda que mora comigo é Nicole ;)

     

Enviar um comentário

<< Home