Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

sábado, novembro 08, 2008

Ainda batendo na mesma tecla, ou disparando em todas as direcções, conforme as opiniões, descobri mais dois artigos sobre o mesmo tema: as CRS ou Cirurgias de Redesignação de Sexo.

Um, da Lusa, com o delicioso título de
Mudança de sexo: homem que hoje se torna mulher é o 5º nos últimos 3 anos no Hospital de Santa Maria”.

Considerações: 1: um homem não muda de sexo. Se for homem não terá razão para mudar de sexo, pois a sua identidade de género é masculina. Se alguém se submete a esta cirurgia, será precisamente por não ser homem, embora tenha nascido com uma anatomia masculina.

2: A cirurgia denomina-se CRS ou Cirurgia de Redesignação Sexual. Nela simplesmente corrige-se aquilo em que a natureza errou, ou seja, altera-se a anatomia de uma pessoa até onde a ciência o permite. Portanto não será tanto uma “mudança de sexo” mas sim uma “correcção de sexo”.

3: Embora não se possa implicar muito com este título, faz-se notar que o tratamento, neste caso no masculino, é ofensivo para toda e qualquer mulher transexual. Numa das minhas últimas consultas em Santa Maria tive oportunidade de poder observar uma mulher transexual a bater ostensivamente a porta a um dos psicólogos que a avaliavam e a sair disparada da sala de consulta precisamemte por este a tratar no masculino. Se não se admite este tratamento por parte da equipe médica que nos acompanha e avalia, não descortino razão para que se admita o mesmo tratamento por parte dos media. Ou da equipe cirúrgica. Lamenta-se o tratamento dado pelo Dr. Décio Ferreira, tratando a mulher transexual em causa como “o indivíduo”.

4: Também se ficou a saber de onde foi retirado o valor do custo da operação e que é comparticipada na totalidade pelo estado. São valores usados no privado e que variam entre 15.000€ e 25.000€. No entanto, nas outras duas peças de informação mencionadas no post anterior, não foi mencionado, por lapso concerteza, que e ainda de acordo com o Dr Décio Ferreira, estas cirurgias “não são muito representativas na despesa total do Hospital de Santa Maria”.

De resto, a informação fornecida nesta peça está basicamente correcta, sendo até uma boa reportagem, embora a necessitar de alguns esclarecimentos. Para quem a queira ler e comprovar que o que menciono não são “tiros ao acaso”, é só seguir o link no título do artigo. São dirigidos a situações específicas e comprováveis.

Como solução para estes casos, e para que não me acusem de não dar soluções que me parecem por demais óbvias pelo menos neste caso, impõem-se manifestações de protesto, na forma de emails, comunicados emitidos pelas associações que nos defendem sempre que forem detectados casos similares. Principalmente não deixar passar nenhum em claro. Aos poucos e poucos as pessoas vão sendo informadas e este tipo de tratamento irá acabando. Ou seja, sigam o meu exemplo.

Na falta destas manifestações, ficam os meus posts a marcar tratamentos noticiosos susceptíveis de ofender uma comunidade.

Também, e desta vez no DN, saiu mais uma reportagem sobre o mesmo tema, denominada
Oito portugueses mudaram de sexo desde 2005 em Santa Mariaonde finalmente se fala um pouco da Patrícia, a mulher transexual que com a sua CRS despoletou todos estes artigos e peças televisivas (espero que a minha seja bem mais discreta).

E desta vez, nada a apontar. Um exemplo de como devem ser tratados estes casos e estas pessoas, já tão martirizadas no seu dia-a-dia por discriminações e atitudes transfóbicas. Um bom artigo a ser lido. Curiosamente, retirando a parte pessoal com Patrícia, foi também retirado do artigo da Lusa, embora o tratamento seja completamente diferente. Para melhor.


[UK]
Trans protest at Stonewall Awards faces feminist counter-demo
The decision to nominate Guardian journalist Julie Bindel for a Stonewall Award has angered some in the trans community, and a picket of tonight's ceremony has been widely trailed on the internet as a wider protest against "LGB transphobia."
[Blog/Commentary] Stonewall Demo at Victoria and Albert Museum
Trans rights protest is the largest ever in the UK

[Turkey]
Gender-benders: Transvestites test the limits of Turkey’s tolerance
IN A cramped makeshift theatre in Istanbul, a Kurd in a purple dress titillates the audience with the story of how he was born a man but found he was a woman. During his act, Esmeray wields a sharp tongue to expose the systematic violence faced by fellow transvestites. “I am a Kurd, a transvestite and a feminist, so I am screwed all round,” he says. (Photo)

[Sweden]
Free fake penises raise functionality flap
A decision to allow transsexual men in Sweden to get prosthetic penises free of charge from local health authorities has drawn criticism because the prostheses on offer don't get erect.

[India]
Their cup of woe overflows
The transsexuals in India lead a miserable life. The society shuns and looks down upon them. They are often made fun of and are also sexually harassed. However, the government has hardly taken any steps to remedy the problem..

[OR, USA]
Transgender Man Elected Mayor of Silverton
The first African-American President. The first time in 40 years an Oregon Senate candidate beat an incumbent Senator. And in tiny Silverton, Oregon, residents have elected the man who's believed to be the first ever openly transgender mayor in the United States. (Photo) (Vídeo)
[Blog/Commentary] Silverton, Oregon, elects nation's first openly-transgender mayor