Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

segunda-feira, outubro 09, 2006


Um dos raros dias em que não apareceu nada para postar, aproveito para escrever umas linhas sobre algo que interessa a tod@s e a ninguém. Vou falar de amor. Do amor de cada ser. Do amor que fere e mata. Do amor alvo de praticamente tod@s @s poetas.

O que é o amor? O que é essa força que se diz poder mover montanhas? Que tanto pode ser doce como o mel ou amargo como o fel?

Bem, não me parece que haja uma definição universal. Segundo o Dicionário priberam, vem do Lat. amore, é um substantivo masculino (LOL) e tem os seguintes significados:

viva afeição que nos impele para o objecto dos nossos desejos; inclinação da alma e do coração; objecto da nossa afeição; paixão; afecto; inclinação exclusiva;

antigamente significava também graça, mercê.

com amor: com muito gosto, com zelo; fazer amor: ter relações sexuais; por amor de: por causa de; por amor de Deus: por caridade; ter amor à pele: ser prudente, não arriscar a vida;
amor captativo: amor possessivo; amor conjugal: amor pelo qual as pessoas se unem pelas leis do matrimónio; amor oblativo: amor dedicado a outrem; amor platónico: intensa afeição que não inclui sentimentos carnais; amor possessivo: amor que leva a subjugar e monopolizar a pessoa que se ama; o m. q. amor captativo.

A infopédia diz que

1.sentimento que predispõe a desejar o bem de alguém;
2.sentimento de afecto ou extrema dedicação; apego;
3.sentimento que nos impele para o objecto dos nossos desejos; atracção; paixão;
4.afecto; inclinação;
5.relação amorosa; aventura;
6.objecto da afeição;
7.adoração; veneração; devoção;
8.coloquial pessoa muito simpática;

amor à primeira vista: paixão súbita; amor carnal: amor físico; amor livre: ligação amorosa que rejeita o vínculo do casamento; amor platónico: amor puramente espiritual, sem desejo sexual; fazer amor: ter relações sexuais; morrer de amor(es) por: estar apaixonado por; gostar muito de; não morrer de amores por: não simpatizar com; não gostar de; por amor à arte: por prazer; desinteressadamente; por amor de: por causa de; em atenção a; por amor de Deus: por caridade; ter amor à pele: não arriscar a vida; ser prudente;
(provérbio ) amor com amor se paga: deve retribuir-se um benefício com outro benefício

Bem, fica-se com uma ideia do que é e dos significados que pode ter. Mas para mim, amor também é sinónimo de dor e preocupação.


Amor, para mim, é o prazer de se estar com alguém que nos agrada, é ter-se prazer em ver a outra pessoa feliz, é ter-se prazer em estar uma noite na companhia de alguém que vagueia pela net, é enchermo-nos de alegria quando damos a alguém o que ela quer, é estar-se seja onde fôr com alguém e nem dar pelo tempo, é sentir-se uma alegria imensa quando a outra pessoa sorri.


Mas também é uma preocupação constante pelo bem estar da outra pessoa, é uma amargura que nos avassala quando a outra pessoa não está bem, uma dor imensa quando a outra pessoa chora, uma ferida sangrando, aberta, quando nos dizem frases, às vezes sem intenção, com o intuito de nos afastar, é uma necessidade avassaladora de ir ter com essa pessoa quando estamos separad@s, é uma preocupação incessante de servir a outra pessoa primeiro.


E é uma dor imensa, às vezes tão grande que parece que não se vai aguentar, e que nos impede de quase pensar, que nos enche os olhos de lágrimas que parecem não ter fim e que teimam em regressar outra e outra vez, até finalmente pensarmos que estamos sec@s, só para se descobrir que afinal ainda existem mais e mais e mais, prontas para sair a qualquer momento quando amamos sem esperança. Mas continua-se a amar.


Amar é querer dar carinho, companhia, segurança, bem estar, amizade, prazer, é ter-se prazer em agradar nas pequenas coisas do dia a dia, é sentirmos que existe alguém que nos é mais importante que nós própri@s, mais que as noss@s vidas, mais que os nossos prazeres, é pôrmo-nos em segundo lugar sempre.


Já é tarde, estou cansada, isto não saiu bem o que eu queria, mas pronto. Isto para mim é o que eu entendo como amar. Amar incondicionalmente.
Não se pode ligar/desligar o coração como se quer.
Era bem bom que se pudesse...

2 Comments:

  • At 09 outubro, 2006 19:33, Anonymous Anónimo said…

    Só posso dizer uma coisa. Ainda bem que não apareceu nada para postar, porque assim ao natural a revelares o que te vai na alma és muito melhor. Devias apostar mais neste tipo de registo. O teu blog só tem a ganhar.

     
  • At 11 outubro, 2006 04:10, Blogger Unknown said…

    Obrigada, sejas quem fores. Mas existem duas coisas: primeiro, acho importante saber-se o que vai acontecendo lá fora, e muita pena tenho eu de não ter a disponibilidade de traduzir tudo, mas devido ao montante de emails que recebo, é totalmente impossível escolher e ainda traduzir.
    segundo: não me sinto à vontade para me expor demasiado, ou seja, o que me vai na alma. Tenho muitos inimigos, ou por ser trans, ou por falar, ou simplesmente por existir, e não lhes vou dar a hipotese de me conhecerem, pois são pessoas que o não merecem. Jinhos

     

Enviar um comentário

<< Home