Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

sexta-feira, junho 17, 2011


Comunicado de imprensa

Liberdade, Igualdade, Solidariedade – O arco íris sai às ruas no dia 18 de Junho!

No próximo dia 18 de Junho, pelas 17h, terá lugar a 12º Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa, com partida do Príncipe Real.


Este ano, esta iniciativa é organizada por 21 organizações/colectivos. Este crescente envolvimento de organizações de âmbito muito diverso na 12ª Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa reforça o compromisso da sociedade civil em continuar a denunciar e combater todas as formas de discriminação com base na orientação sexual e identidade de género. Reforça igualmente a vontade em chegar a um maior número de pessoas, contribuindo em conjunto para uma profunda mudança social e cultural da sociedade.

Une-nos os princípios e as causas incluídas no nosso manifesto.

Manifesto da 12ª Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa

As Marchas do Orgulho LGBT - Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero - acontecem para lembrar o dia 28 de Junho de 1969, data em que, na cidade de Nova Iorque (EUA), no bar Stonewall Inn, homossexuais e transsexuais resistiram colectiva e expressivamente às habituais rusgas policiais, à discriminação e à violência. As mudanças não acontecem “por si”, somos nós que as fazemos e o mês de Junho comemora em todo o mundo as mudanças que vamos tornando possíveis em prol dos direitos das pessoas LGBT, em prol dos direitos humanos, em prol de todas e todos nós.

Vivemos tempos difíceis em que conquistas sociais são hoje colocadas em causa e sabemos que entre as mais afectadas estão também pessoas LGBT, com dificuldades acrescidas na relação com o mercado de trabalho, no direito à habitação, à educação ou a uma saúde condigna. A crise toca-nos a todas e a todos mas poderá também constituir uma oportunidade para um novo tempo em que a Liberdade, a Igualdade e a Solidariedade sejam fundadoras de todas as medidas e a economia seja posta ao serviço do bem-estar das populações.

Liberdade – Liberdade para pensar, agir, amar e sair à rua em comemoração do orgulho pela diferença, das conquistas alcançadas, do ideal de um espaço público que reflicta toda a nossa diversidade.

Liberdade para que possamos construir e afirmar as nossas identidades, viver os nossos amores, a nossa sexualidade, sem papéis e regras definidos e impostos por outrem.

Sabemos hoje que o processo de construção de identidades é variável, que a orientação sexual nem sempre é constante, e que estão longe de corresponder à simplicidade dos binómios homem/mulher, heterossexual/homossexual. E por isso faremos da rua palco de celebração da diversidade dos nossos amores.

Estaremos na rua sempre que for preciso e enquanto for preciso para lembrar que pessoas LGBT vêem as suas vidas destruídas pelo ódio, pela discriminação, pelo desconhecimento, muitas vezes num silêncio imposto pelo medo, pela solidão ou pela vergonha.

As escolas, a par de outros agentes com responsabilidades na educação e formação, são locais fundamentais para aprender a respeitarmo-nos mutuamente, a viver e construir em conjunto, a termos como princípios basilares da nossa acção os direitos humanos, a igualdade de género, a diversidade de modelos familiares e de relações interpessoais. São-no também para a vivência responsável e informada da sexualidade, para uma saúde sexual e reprodutiva plena. Dizemos não à discriminação, ao preconceito e ao bullying homo/bi/transfóbico, que trazem graves repercussões para o bem-estar físico e psicológico, bem como para o aproveitamento escolar, da população jovem, em especial das e dos jovens LGBT.

Igualdade – Igualdade sem ambiguidades, nem hierarquia de prioridades: apenas a igualdade plena na lei salvaguarda os mesmos direitos e deveres de cidadania, e contribui para o fim dos estereótipos, das discriminações, da violência. Igualdade na lei e nas práticas, nos direitos e nas oportunidades para todas as pessoas, em todos os momentos da sua vida.

Igualdade na lei das famílias de pessoas LGBT, com uma legislação que reconheça e proteja as crianças que existem nessas relações. O direito das crianças serem adoptadas por pessoas capazes de lhes proporcionarem condições para uma vida digna não se coaduna com a actual discriminação na lei que impede casais de pessoas do mesmo sexo de se candidatarem à adopção. Ou ainda a impossibilidade de um casal de lésbicas ou de uma mulher sozinha, independentemente da sua orientação sexual, recorrerem a técnicas de procriação medicamente assistida. Estas famílias já existem e as leis têm de mudar no sentido da igualdade.

Sabemos também que as pessoas seniores, independentemente da sua orientação sexual, mas em particular as pessoas LGBT, são discriminadas devido à sua idade, aspecto e capacidades físicas, na sociedade, no trabalho, nas famílias e entre os seus pares.

A lei de identidade de género hoje em vigor em Portugal constituiu um passo muito importante no reconhecimento das pessoas transexuais e das suas identidades. Mas muito mais há a fazer: desde logo, a inclusão da categoria “identidade de género” em todas as provisões legais anti-discriminação, da Constituição ao Código Penal, passando pelo Código de Trabalho. E a absoluta igualdade das pessoas LGBT precisa ainda de muito trabalho de formação em áreas fundamentais como a saúde, a segurança, a justiça ou a área social. Também aqui queremos afirmar a absoluta igualdade das pessoas transexuais, transgénero e intersexuais e a sua capacidade para decidirem sobre as suas vidas e os seus corpos, e condenamos as tentativas de limitação da sua autonomia.

As pessoas LGBT não têm tido respostas adequadas às suas especificidades no que toca ao VIH/SIDA e a outras infecções sexualmente transmissíveis. Reconhecemos a necessidade e a capacidade das pessoas e das associações LGBT de, a partir da sua própria experiência e conhecimento da realidade, ajudar a encontrar soluções e formas de ter melhor sexo com menor risco.

Solidariedade – Solidariedade pois sabemos que as nossas lutas não existem só aqui, à nossa volta, e que a sociedade patriarcal que nos discrimina e agride está espalhada pelo mundo. Sabemos que as guerras, a fome, a miséria, o perigo de catástrofe ambiental, a desigualdade de género, a xenofobia, o racismo, a discriminação de pessoas com deficiência são realidades do mundo em que vivemos e que queremos mudar. Sabemos ainda que os direitos das pessoas LGBT ou das mulheres são por vezes utilizados como factor de superioridade de uma cultura sobre as outras, de uma suposta guerra de civilizações que só podemos recusar. Os direitos humanos não escolhem latitudes, governos, culturas ou línguas. Os direitos das pessoas LGBT não existem independentemente do seu direito à livre expressão, a uma educação de qualidade, a uma vida em paz.

Liberdade, Igualdade e Solidariedade porque são princípios dos mais elementares da espécie humana, onde todas e todos nos reconhecemos e porque são essas as cores da bandeira arco-íris que hoje levantamos



De referir ainda este ano a organização da Marcha incluiu a organização de um jantar/debate, uma sessão de filme e uma festa, para além da produção e divulgação de vídeos promocionais que podem consultar aqui: http://www.youtube.com/user/

O percurso da marcha deste ano será: Príncipe Real, Rua D. Pedro V, Rua de São Pedro de Alcântara, Largo Trindade Coelho, Rua da Misericórdia, Largo do Chiado, Rua Garret, Rua do Carmo, Rossio (lado do Arco do Bandeira), Rua da Betesga, Praça da Figueira (espaço pedonal central).

De modo a podermos informar pessoalmente os meios de comunicação social sobre o que nos leva a sair à rua no próximo dia 18 de Junho, bem como responder às vossas eventuais dúvidas, perguntas, vimos por este meio convidar os meios de comunicação social a estarem presentes numa conferência de imprensa no dia 18 de Junho às 16h30 no Príncipe real.

Para mais informações, contactar João Valério 913700218; Clara Carvalho 966502133 , João Carlos Louçã 963154909.

A Comissão organizadora da 12ª Marcha do Orgulho LGBT

[Europe]
TGEU calls upon EU Institutions to devote 2013 to the year on gender-based violence
Violence is an inevitable reality for many in the trans-community. An EU-wide research on transphobic hate crime found "that 79% of respondents had experienced some form of harassment in public ranging from transphobic comments to physical or sexual abuse.”

[Brasil]
Travestis e transexuais da Região Sul reúnem-se em Porto Alegre
Porto Alegre vai sediar o 8º Encontro Regional Sul para Travestis e Transexuais entre os dias 16 a 19 de junho, no Hotel Umbu (av. Farrapos, 45) sob a coordenação da Igualdade - Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul.
Embu das Artes discute segmento trans no dia 29

[España]
Los Mossos detienen a tres 'Boixos Nois' por agredir a una mujer transexual de raza negra
Los hechos protagonizados por los tres jóvenes con antecedentes penales se registraron el pasado 23 de abril tras el partido Barça-Osasuna

[España]
La acusada de insultar a una transexual en el País Vasco no se presenta en el juicio
Paloma Cassandra Nascimento salió ayer del Juzgado de Instrucción número 1 de Vitoria algo aturdida, pero siempre arropada por el colectivo vasco de transexuales, Errespetuz. El juicio por faltas celebrado a raíz de la denuncia por insultos que ella presentó ante la Ertzaintza en abril acababa de quedar visto para sentencia.

[España]
Centenares de personas protestan en Chueca contra Botella, Gallardón y PP que quieren prohibir actos Orgullo
Una cacerolada convocada por diferentes LGTB de Madrid, y a través de las redes sociales, en protesta por las trabas y restricciones que el Ayuntamiento de la capital pretende imponer a la próxima edición del Día del Orgullo Gay ha derivado en una concentración a las puertas de la residencia privada de Alberto Ruiz Gallardón, alcalde de Madrid. Se han vivido algunos momentos de tensión al bajar Gallardón la portal de su domicilio e intentar dirigirse a los manifestantes, que le han recibido con fuertes abucheos. La policía, discretamente presente en la calle, no ha tenido que intervenir.

[Spain]
Transsexual takes seat in Madrid Assembly
Actress Carla Antonelli took her seat in the Madrid Assembly June 7, becoming the highest-ranking openly trans elected official in Spanish history.

[Itália]
Mas 400.00 personas LGTB Eurorpide Roma 2011, encabezada por la transexual Luxuria y actuación Lady Gaga
Lady Gaga invita a "la revolución del amor" en la LGTB Pride de Roma

[Itália]
Itália anula casamento de homem após ele se tornar mulher
Homem faz cirurgia, se torna mulher e tem casamento anulado na Itália

[Kuwait]
Transvestites held
Hawally police officers recently arrested four transvestites in Salmiya. While patrolling the area, the officers noticed the suspicious behavior of four ‘women’ inside a vehicle, so they signaled for the driver to pull over. However, the officers
realized the ‘women’ were actually men clad in women’s clothes when they demanded for their identification documents. The transvestites were referred to the relevant security department for the necessary legal action.

[Thailand]
Bangkok: land of the ladyboys
Bangkok is known for three things: the steaming heat, incredible shopping and ladyboys. The first two are characteristic of anywhere in South East Asia, but ladyboys — known as ‘katoeys’ locally — are a Thai institution.

[Australia]
Identity of alleged rapist revealed
A man extradited to South Australia from New South Wales has pleaded not guilty to raping a transsexual in Adelaide in the 1980s.

[Canada]
Jailhouse ridicule a factor in sentencing
The scorn, ridicule and safety issues a transgender woman faced while locked up at the Winnipeg Remand Centre awaiting trial should be factored into her sentence, a Manitoba judge has ruled.

[USA]
Big Win for Transgender Veterans
Today, the Veterans Health Administration (VHA) issued a Directive to all of its facilities establishing a policy of respectful delivery of healthcare to transgender and intersex veterans who are enrolled in the Department of Veterans Affairs (VA) healthcare system or are otherwise eligible for VA care.

[CO, USA] [Film]
A boy remembered
Fred Martinez, a transgendered youth from Cortez, was killed June 16, 2001, in what was prosecuted as a hate crime. Martinez was a male but often dressed in female clothing because he lived as “two-spirited.” (Photo)
VIDEO: Tragic story of murdered "Two Spirits" Navajo youth to air on PBS

[FL, USA]
Cold case solved but Norma Page's family may never see justice
Excerpt: Last December, they made an arrest using DNA evidence. The suspect was Steve Bronson, a transvestite whose alter ego "Nancy Sue" made him more difficult to track down.

[MA, USA]
Mass. inmate on decade-long quest for sex change
Every day, when Michelle Kosilek goes out in the yard at the all-male Norfolk state prison, she hears the nasty remarks yelled by fellow inmates: "Freak!" ”Faggot!" ”Act like a man!"

[MA, USA]
State House Hearing on 'Transgender' Bill Stirs Controversy
Community members and legislators met at the State House last Wednesday to discuss House Bill 502, known as the "Transgender Rights Bill," a controversial piece of legislation surrounding transgender discrimination.

[ME, USA]
Ley Transfóbica del uso de baños es rechazada en el estado de Maine, en Estados Unidos
El Senado del estado de Maine, EEUU, votó el miércoles para rechazar la iniciativa de ley que pretendía regular el acceso de las personas transexuales/ transgénero a los baños públicos. Una iniciativa que según sus defensores, buscaba ayudar a las empress y a las escuelas a lidiar con una situación incómoda y que sus oponentes denunciaron desde un principio como una descarada medida transfóbica alimentada por los prejuicios y el odio en contra de las personas transexuales/ transgénero.

[NC, USA]
A prmeira skater transexual
Memorizem bem a data de hoje. Hoje é o dia em que o skate mudará para sempre. Hoje, o mundo ficará a conhecer Hillary Thompson, a primeira skater transexual.
Meet Hillary Thompson, The World’s First Transsexual Skateboarder

[OK, USA]
Tulsa Pride Festival brings diverse supporters together
Saturday's beautiful weather was only part of the reason Lori Franklin and Rebekah Herrick brought their kids to the annual Tulsa Pride Festival.

[PR, USA]
LGBT Killings in Puerto Rico
In the past year and a half, 18 LGBT individuals have been killed in Puerto Rico and the National Gay and Lesbian Task Force said it has called upon authorities to address the issue and help stop the violence.

[TN, USA]
Group to sue over repeal of gay nondiscrimination law
The state is facing a legal challenge stemming from the passage of a bill that repealed Nashville's nondiscrimination ordinance protecting gay and transgender employees of government contractors.
Lawsuit Filed Against Tenn. Antigay Law
Group files lawsuit against Tennessee challenging anti-gay discrimination law
NCLR, MoFo, Abby Rubenfeld Challenge Constitutionality of Tennessee Law
Suit challenges Tenn.'s anti-discrimination limits
‘Discriminatory’ anti-gay state law challenged with lawsuit