Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

segunda-feira, outubro 30, 2006

Um pequeno poema escrito por Cecília Meireles, uma poetisa brasileira já falecida, e a preferida da minha melhor amiga, que me tem ensinado, a pouco e pouco, a apreciar a escrita e sensibilidade desta poetisa.

Penso que a maior parte da herança que deixou escrita fala de solidão, dor, amores desencontrados, sentimentos e emoções tão comuns a tanta gente. Eu, pelo menos, conheço bem demais alguns destes sentimentos.

Espero que gostem deste poema como eu. Não sei porquê tocou-me...




Canção
(Cecília Meireles)

No desequilíbrio dos mares,
as proas giram sozinhas...
Numa das naves que afundaram
é que certamente tu vinhas.

Eu te esperei todos os séculos
sem desespero e sem desgosto,
e morri de infinitas mortes
guardando sempre o mesmo rosto

Quando as ondas te carregaram
meu olhos, entre águas e areias,
cegaram como os das estátuas,
a tudo quanto existe alheias.

Minhas mãos pararam sobre o ar
e endureceram junto ao vento,
e perderam a cor que tinham
e a lembrança do movimento.

E o sorriso que eu te levava
desprendeu-se e caiu de mim:
e só talvez ele ainda viva
dentro destas águas sem fim.