Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

terça-feira, abril 08, 2008

Continua a galgar terreno a clivagem entre os grupos LGBT e as associações transexuais.

Nos EUA, temos a ENDA (Employment Non-Discrimination Act), que protegeria a cominidade LGBT de discriminação laboral por orientação sexual e identidade de género, e da LLEHCP (Local Law Enforcement Hate Crimes Prevention Act), que permitiria em todos os EUA, o julgamento federal de crimes anti-gay e anti-transgénero. Estas novelas, que já vêm de anos anteriores, supostamente seriam duas leis que uniriam as comunidades numa luta comum. No entanto, a divisão transparece de forma gritante.

Tal como na generalidade do resto do mundo, os partidos querem é que as leis passem. Os democratas, sempre na vanguarda, apoiantes destas duas leis, repararam que, se retirassem as protecções aos Ts, ganhariam de certeza o voto no senado.

Vai daí, e como a comunidade T já tinha feito o seu papel de assustar o comum do povo, decidiram retirar a identidade de género das duas leis.

Já no ano passado tinha provocado uma grande celeuma e divisão entre a comunidade LGBT. As pessoas T sentiram-se traídas. E foram-no, obviamente. Isto é de tal modo óbvio que nem tem discussão.

Agora, personalidades com peso nos democratas, antigos apoiantes destas leis transinclusivas, já dizem o contrário.

Gays e Lésbicas, senadores, querem que a lei passe. Se for preciso abandonar os TS, no problem. Até já estão habituados a isso.

Personalidades como o presidente da Human Rights Campaign, Joe Solmonese, os senadores democratas John kerry e Ted Kennedy, Robin Tyler, uma activista lésbica veterana, e mais um enorme número de votantes, todos apoiam as leis só com a orientação sexual.

Quem não acredite, que repare nesta frase de Matt Barber do Concerned Women for America, uma das associações mais anti-LGBT dos EUA: “Aparentemente Ted Kennedy é pelo menos esperto o suficiente para reconhecer que muitos americanos ainda não estão preparados para as mulheres serem forçadas a partilhar casas de banho públicas, vestiários e chuveiros com homens confusos com o género que gostam de usar vestidos”.

Ou seja, é mau, mas como os Ts ficam de fora, afinal já não é assim tão mau. A coisa assim até pode passar.

As associações transexuais começam a abrir os olhos e a ficarem fartas de só servirem para meter medo.

Este tipo de atitude, vinda da comunidade LGB, é que é criticável, para não dizer ofensiva.

Na argentina, a Associação de Travestis, Transexuais e Transgéneros da Argentina (ATTTA) decidiu deixar de fazer parte da Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (FALGTB). Embora a luta seja pontualmente a mesma, e continue a haver apoios mútuos.

Em Portugal, as associações LGBT conseguiram com um sucesso estrondoso, dividir completamente a comunidade T, misturando algumas pessoas transexuais nas suas fileiras, de maneira a legitimizarem o suposto T de LGBT. Algumas pessoas já abriram os olhos e sairam. Outras ainda não entenderam que, se estas associações as aturam, é porque precisam da comunidade trans para poderem passar leis gay-friendly. Por exemplo, o casamento gay. Basta acenarem com uma lei de identidade de género para que o casamento gay não pareça assim uma coisa tão má.

E tal como no passado, aceitarão abandonar a pretensão de uma lei de identidade de género (por ser muito cedo, a altura errada, cada um que escolha a sua desculpa) com a garantia da passagem do casamento gay, por exemplo.

Já foi feito no passado, quando da integração da orientação sexual no artº 13º da Constituição da República Portuguesa. E como a única voz T, na altura, não compactuou com esta traição, foi excluída, como presença incómoda que era. Também já tinha feito o seu papel, assustar o governo e os deputados com esta coisa estranha e indecifrável que é a identidade de género. Já era dispensável.

De curta duração é a memória LGB. As pessoas T sempre foram as que mais se revoltaram, talvez por serem aquelas que mais sofrem na pele a discriminação e transfobia. A revolta de Compton’s Cafeteria deu-se anos antes de Stonewall. E os próprios tumultos de Stonewall tiveram uma forte (para não dizer que foram a maioria) presença T.

Alguém duvida que vai voltar a acontecer? Eu não. E aquelas trans que ainda militam nestas associações abrirão os olhos. Esperemos. Entretanto o tempo vai continuar a passar, vai continuar a transfobia, a discriminação, enfim. Pelo menos que não aconteça mais nenhuma Gisberta ou Luna.


[UK]
Hanged transsexual 'murdered by ignorance'
A transsexual prisoner who was found hanging after being bullied by other inmates wrote that she had been "murdered by ignorance", an inquest heard.
Lisa Woodhall, 28, who became a woman after surgery, was discovered hanging by a shoelace at Eastwood Park women's prison, having confided to a friend that staff had failed to help her.
Suicide prisoner was victim of trans bullying
A woman who hanged herself in her prison cell with shoelaces had complained that she was being victimised and picked on by other inmates because she had transitioned from being a man.

[UK]
Transsexual trucker wins sex discrimination case after turning up at work dressed as a woman called 'Vikki-Marie'
A transsexual trucker has won a sex discrimination claim after he was forced out of his job just weeks after arriving at work dressed as a woman.

[UK] [News/People/Television]
Scots sex-swap soldier set for Big Brother
A SCOTS sex-swap soldier is being lined up to star in Big Brother 9 this summer.
And former paratroop captain Jan Hamilton, 43, has also been asked to fly to the jungle for I'm A Celebrity.. Get Me Out of Here.

[India]
Prostitution: A burning issue in India today
Excerpt: Many transsexuals, called hijiras, are sex workers. The families of hijiras reject them. They face opposition from the public, and with the denial of employment, they take to begging and then enter the sex market.

[Japan]
Gender registration rules may be relaxed with bill
The ruling parties likely will relax the legal requirements for people with gender identity disorder to alter their officially registered sex, ministry sources said Saturday.

[USA] [Commentary]
Lawrence King Killing Begs the Question: Where are Our Leaders?
As the country considers who to elect as the next President, the so called "leader of the free world," I wonder, where are our leaders? Who represents the LGBT community on a national and international stage?
Is there anyone?

[USA]
Pregnant Man: The Movie
Pregnant Man Speaks: "This Is a Miracle"
Pregnant man tells Oprah about 'miracle'
Transgendered Man Pours Out His Heart
[Commentary] Pregnant 'Man' is Really a Pregnant Woman
[Blog/Television/Commentary] Pregnant Man, Redux
[Blog/Commentary] [Australia] Girl Germs and Malice