Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

quinta-feira, março 02, 2006

Assassinato de sem-abrigo, transexual, imigrante, seropositiva, utilizadora de drogas, trabalhadora do sexo

GISBERTA: AUTÓPSIA EM CURSO GERA SÉRIAS DÚVIDAS

Exm@s senhores/as jornalistas:

Estranhamos profundamente o teor de uma notícia presente no Jornal Público de ontem, segundo a qual "A causa da morte de Gisberta, a transexual espancada, a semana passada, no centro do cidade do Porto, continua por determinar. A autópsia, efectuada no Instituto de Medicina Legal do Porto, não foi conclusiva , não se sabendo assim o que causou exactamente a morte da vítima: se a agressão violenta, se as suas fragilidades de saúde ou mesmo se se tratou de afogamento. (...)"

Das duas uma: ou a notícia não está correcta, ou, a ter esta informação realmente por fonte o Instituto de Medicina Legal do Porto (IMLP), algo parece não bater certo. O Público acrescenta que a dificuldade no apuramento da causa da morte tem a ver com o estado clínico em que se encontrava a vítima.

Julgamos saber que é de fácil apuramento, no âmbito de uma autópsia, sobretudo num corpo que foi encontrado no dia seguinte ao óbito , se existiu ou não afogamento, pela simples verificação da existência – ou não – de água nos pulmões. Inquieta-nos profundamente a demora na resposta a uma pergunta aparentemente tão simples.

Mas na eventualidade de a causa da morte não ter sido afogamento, estranhamos de igual modo que a mesma notícia afirme que uma das possibilidades para a determinação da causa da morte sejam "as fragilidades de saúde da vítima", podendo portanto a autópsia vir a negar que "a intervenção dos jovens foi causa directa da morte", o que mudaria toda a moldura penal.

Mas a questão é só esta: hoje, estaria Gisberta morta, mesmo com o seu quadro clínico, se não fosse "a intervenção directa dos jovens?"

Não partilhamos das teses de que o importante agora será punir, ou de quem tenta usar este caso para baixar a idade da responsabilização criminal. Fundamental é prevenir e combater a acumulação de exclusões sociais que permitiram tal acto, e proteger legalmente futuras vítimas. Mas preocupa-nos o apuramento da verdade. A autópsia determinará todo o quadro legal de tipificação deste crime, sendo portanto uma questão vital que exige o máximo rigor informativo. Assim, vemos com extrema preocupação os dados ontem publicados, sobretudo se se verificar corresponderem à informação provinda do IMLP, e rogamos aos meios de comunicação social que esclareçam este aspecto.

Panteras Rosa – Frente de Combate à Homofobia * Apartado 1323 – 1009-001 Lisboa * Panteras.Rosas@sapo.pt * http://www.panterasrosa.blogspot.com/ * http://www.panterasrosa.com/

2 Comments:

  • At 03 março, 2006 00:01, Anonymous Anónimo said…

    Estou muito chocada com este caso. Como é possível tanta barbárie, tanta maldade em jovens de tão pouca idade? Pobre Gi, tão fragilizada e abandonada por todos e ainda torturada e assassinada....Isto é um país civilizado?? Que deixa acontecer situações como esta tão brutais?? Como estão a ser acompanhadas as crianças e jovens de famílias complicadas pelo Estado?? Crescem selvagens e depois dá no que dá! Que vergonha para Portugal!!!! A igreja não sabe tomar conta de ninguém, está perdida no tempo por isso o Estado deveria agir, mas como é demasiado burocrata e irresponsável acontecem estas situações horríveis.
    Black Bird

     
  • At 03 março, 2006 14:07, Anonymous Anónimo said…

    Porquê tantos nomes:- sem-abrigo, transexual, imigrante, seropositiva, utilizadora de drogas, trabalhadora do sexo - ?

    Foi um ser humano que sofreu muito, arrepia só de pensar no sofrimento por que passou naqueles dias, é horrível!
    Em todos os paises há crimes!...
    Que descanse em paz!

     

Enviar um comentário

<< Home