Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

quinta-feira, junho 21, 2007

[Portugal]
Opus Gay e Transsexualidade

No mesmo blog onde se pode ler este comentário a (mais) uma(s) bacorada(s) excelentemente pronunciadas pelo tristemente célebre António Serzedelo, como é seu costume quando fala de determinados assuntos e muito especialmente sobre Transexualidade, encontra-se também mais um dos posts raivosos com que costuma brindar as pessoas de quem não gosta.

Em relação ao primeiro artigo, nada tenho a dizer, tanto que até o 'linkei' aqui, pois realmente é espantoso como uma pessoa como António Serzedelo, e apesar de todos os anos que tem de 'luta' pelos direitos LGBT (penso eu de que...) continua a não perceber patavina do que fala. Não se compreende como, depois de tanta e tanta declaração discutível (para não ser muito agressiva), os media ainda lhe fazem o favor de publicarem as suas opiniões (leia-se bacoradas) e de o entrevistarem.

De pessoas mal-informadas está o mundo cheio. Tanto que no mesmo blog, encontra-se mais um refinado exemplo de uma informação deficiente (e maldizente) no seguinte post: Afinal São Casos Atípicos....

Começando pelo seguinte: continua a insistir que são duas pessoas, quando na realidade só eu tenho a pachorra suficiente para ainda ir dando respostas à letra, como toda a gente que frequenta estes blogues sabe. Também se esqueceu (muito convenientemente aliás) de que um dos co-autores do dito blog foi também diagnosticado como caso atípico pelo SNS do Hospital de Santa Maria, pela pessoa do Prof. Dr. Rui Xavier Vieira PRECISAMENTE NO SEGUNDO DEBATE REALIZADO NA ILGA, onde se encontrava presente. E à frente de toda a gente que lá estava. Essa é uma das razões pela qual desconfio que para esta equipe só existem casos atípicos.

Em continuação, afirma que, e cito: "Não costuma ser na meia-idade que alguém se apercebe que é Transsexual,". O que se por um lado poderá existir uma percentagem maior de Transexuais que se descobrem logo na infância, isso não implica, nem deve ser considerado como requesito para tal, tal como a falsa ideia de que quem é Transexual obrigatoriamente terá que ser heterossexual. Lembro-me de que ainda há bem pouco tempo noticiava que nos EUA, Steve Stanton, de 48 anos, tinha sido despedido somente por querer iniciar a sua transição. No post defendia Stanton, agora parece que mudou de opinião. Também tenho 48 anos e embora já tenha iniciado a minha transição uns anitos antes, ao atacar-me a mim, ataca simultâneamente toda a gente na mesma posição. Este é só um exemplo, pois como sabe quem costuma ir dar uma espreitadela ao meu blog, muita gente se tem descoberto (ou assumido) com umas idades bastante maduras. Até tenho curiosidade de ver umas estatísticas sobre isso agora, pois parece-me que afinal é ainda mais comum do que eu pensava. Era bom que antes de escreverem barbaridades destas, as pessoas se informassem minimamente e não assunissem que existem pessoas diferentes, com percursos de vida diferentes, e que não existe idade para que uma pessoa se assuma e/ou descubra.

O resto deste parágrafo, são ataques pessoais mal amanhados (não se percebe quem se assume persistentemente como Homem gay, quanto ao grupo Homens em collants foi um onde entrei numa altura em que começava a despontar e não sabia bem se era Trans, ou CD, ou Travesti. A vida tem destas coisas e ainda bem que quem escreveu este post já nesceu a saber que era Trans, só lhe facilitou a vida).

O último parágrafo assenta como uma luva à quantidade de posts difamatórios que esta infeliz criatura, envergonhada por ter nascido Transexual, tem escrito. Realmente parece até que se estava a ver ao espelho.

Em vez de continuar nesta lenga lenga que nunca irá dar a lado algum, seria melhor que usasse a massa cinzenta que tem para tentar deslindar o que estará por detrás do que está a acontecer no Hospital Júlio de Matos. Eis os factos:

Em Maio, O Prof Dr Pedro Freitas, sexologista, terminou a sua prestação no Hospital Júlio de Matos.

A partir dessa data foi substituido por um endocrinologista vindo de Santa Maria.

Nesta mesma altura, a Drª Íris Monteiro adoece, estando todos os pacientes dela a aguardar consultas.

Os processos encontram-se como que parados desde essa altura.

Como se sabe, houve um pequeno qui pro quo entre o Prof Dr Rui Xavier Vieira do Hospital de Santa Maria e o Prof Dr Pedro Freitas do Hospital Júlio de Matos, facto que poderá, ou não, ter algo a ver com a saída do Dr Pedro.

Off the record, portanto não confirmado, foi-me dito que o Dr Pedro Freitas se ofereceu para continuar a assistir os seus pacientes de graça, bastando para isso que lhe arranjassem uma sala. A oferta foi declinada pela administração.

Pode não passar tudo de um mero aglomerado de coincidências, mas que dá para pensar, dá.

Neste momento, eu e presumo que toda a gente de lá, encontramo-nos com os processos parados, salvo as consultas com o endocrinologista, para análises e receitas, etc. Cada vez que se telefona para lá, dizem que a Drª Íris está para regressar, mas o facto é que até agora continua tudo parado.

Por mim já se tinha feito manifestações no Júlio de matos, reivindicando o regresso do Dr. Pedro. Não concordo com ele em algumas coisas, mas já deu para ver que efectivamente se pode contar com ele. Segundo informações do próprio, existem cerca de 70 processos de Transexualidade a decorrer neste momento, o que já dava um bonito número para os media, mesmo que só aparecessem uns quantos.

No entanto, e em grande parte devido a uma maneira comum de trabalho tanto em Santa Maria como no Júlio, não existe contacto entre a população Transexual, tornando qualquer iniciativa deste tipo nula. Não se pode convocar pessoas que não se sabe quem são. E assim continuamos a levar com determinados tipos de situações sem se fazer nada. Esperamos que as coisas se alterem por si, como é hábito em Portugal, e vamos barafustando/desabafando uns com os outros...

[UK]
Sexual identity issues get vital point of Contact
A new counselling service for young people coming to terms with their sexual identity was due to be officially launched today.

[New Zealand]
Sex change no great shock for residents in Waimate
Living in small town New Zealand has meant Noeleena Lochhead has had no adverse reaction since she went public about her sex change last week, as it was already public knowledge in Waimate.

[USA] [Commentary]
Hated the Same; Protected Differently
Hate crimes are equal opportunity – we’re victimized at about the same rates as African-Americans, Jewish people, and Muslims.

[USA] [Commentary]
If you think you can keep change at bay, dig in for a long battle
What are you going to do about the fact that Mother Nature once again appears to be thwarting and mocking and then grinning like a wicked, divine trickster at every cute, rigid, godly idea of how humans and animals are supposed to behave, as loosely and rather bitterly delineated in the Bible and by the Bush administration and Focus on the Family and every other uptight, sexually confounded institution you have ever known?

[CA, USA] [Commentary/Films]
A real dialogue on trans issues
Intolerant film "The Gendercator" brought out the best ion community response.

[NY, USA]
Bye, Bye, Boobies
Fundraising parties for trans surgery are all the rage, but don't tell Kerry Downey that.

[CA, USA]
San Francisco to keep transgender HIV programs
San Francisco's health officials will keep open two federally funded HIV prevention programs that were in jeopardy of ending. An audit by the city controller's office recommended the Department of Public Health take over TRANS, a drop-in center and referral center to substance abuse programs, according to the San Francisco Chronicle.