Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

sexta-feira, dezembro 15, 2006


O adeus à espécie

Cientistas chineses concluem que golfinho branco está extinto


Três dezenas de cientistas concluíram 39 dias de busca ao golfinho branco que vivia no rio Yangtze, chegando à conclusão que a espécie está extinta após 20 milhões de anos de existência, informa hoje a imprensa estatal chinesa.


«Esta é a primeira espécie de mamíferos aquáticos extinta em consequência das actividades humanas», disse à agência noticiosa oficial chinesa Nova China o biólogo Wang Ding, da Academia de Ciências da China, que fez parte da expedição internacional de busca ao golfinho branco e é um dos maiores defensores da espécie, conhecida como baiji.

«Temos de aceitar que o baiji está tecnicamente extinto. Perdemos a raça. É uma tragédia, uma perda não só para a China, mas para todo o mundo. Estamos muito tristes», afirmou August Pfulger, um dos líderes da expedição, que levou a cabo as buscas em 1,7 mil quilómetros do rio Yangtze, o habitat original do baiji, a partir da cidade de Wuhan, capital da província central chinesa de Hubei.


O baiji, praticamente cego, era uma das mais antigas espécies de golfinho, com mais de 20 milhões de anos.

A expedição acredita que a morte de mais de 90 por cento dos golfinhos brancos terá sido causada pela actividade humana, em especial a pesca predatória e o tráfego fluvial com barcos cujos motores interferem com o sonar natural do baiji.

Segundo dados científicos, existiram 400 exemplares no animal no rio Yangtze nos anos 80 e a última busca, realizada em 1997, encontrou 13 baiji.

Participaram na expedição internacional de busca ao golfinho branco cientistas da China, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha e Suíça.


Em 2005, o Yangtze, o maior rio chinês, recebeu descargas poluentes de 296 toneladas de resíduos industriais e águas poluídas, um aumento de três cento em relação a 2004, segundo a comissão de gestão do rio, administrada pelo Ministério chinês dos Recursos Hídricos.

Agência Lusa, retirado do Jornal "Sol"

3 Comments:

  • At 12 agosto, 2007 22:18, Anonymous Anónimo said…

    É difícil dar este adeus e simultaneamente perceber aquilo que chamamos humano.
    Um abraço,
    Rosa (Brasil)

     
  • At 29 outubro, 2007 15:07, Anonymous Anónimo said…

    O meu nome é Sérgio. Eu estou a personalizar o meu hi5. Um dos grupos que eu criei é exclusivamente dedicado à Natureza e por isso ando na net à procura de fotos e informações sobre animais. E é com enorme tristeza que tomo conhecimento deste trágico acontecimneto. Infelizmente não é o primeiro nem será o último.
    Quantas mais especies terão que desaparecer para que o Homem volte a viver em harmonia com a Ntureza como um dia ja viveu?
    Quantas florestas terão que ser destruídas por causa da ignorancia humana para que o Homem volte a dar-lhes o respeito que tanto merecem? Quantos mais sinais o Homem terá que receber da Natureza para que este a oiça?

     
  • At 26 fevereiro, 2008 17:01, Anonymous Anónimo said…

    Olá ..Me chamo Carol e tenho 12 anos de idade !
    ...
    Ès muito dificil sim , dá adeus..
    E o mais dificil ainda é perdoarmos a nós mesmos por ter deixado isto ocorrer...

    O que realmente sinto, é que não somos racionais..O verdadeiro semtimento do "amar", não está apenas em dizer o "eu te amo", e sim percber, o valor da vida que estás ao seu lado..!

    Enormeess beiijos..

     

Enviar um comentário

<< Home