Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

sábado, dezembro 09, 2006

No outro dia, nas minhas andanças pela net, fui ter à página da Wikipédia onde se explica a definição de transgénero, a portuguesa claro está. Bem, fiquei cheia de dúvidas, as quais venho expôr aqui, para que quem se interesse pelo assunto pense um pouco nestas questões.

Que eu saiba, o conceito de transgénero é: "Termo normalmente utilizado para abarcar todas as formas de pensamento e comportamento que cruzam as separações entre os géneros e/ou sexos. Aqui estão incluídos Travestis, Transexuais, Intersexuais (Hermafroditas), Andróginos e Crossdressers."

No artigo diz-se que "Pelo facto de, tecnicamente, os transexuais poderem ou não estarem incluídos nos transgéneros algumas pessoas preferem utilizar apenas a expressão "trans" para mais correctamente abranger todas estas pessoas."

Os transexuais poderem ou não estar incluídos??? Sempre me pareceu que bastava ser-se transexual para se estar incluído. Mas a coisa continuava e a explicação vinha a seguir:

"Ao contrário do que se pode pensar à primeira vista apenas alguns transexuais são englobados pelo conceito de transgénero. Muitas pessoas transexuais vivem o seu dia-a-dia na sociedade precisamente seguindo da forma mais fiel possível o padrão de género dessa sociedade. O mesmo se passa com os andróginos e intersexuais onde a questão de ser ou não transgénero apenas se aplica se as características que os definem como andrógino ou intersexual são visíveis socialmente."

Bem, pensei eu, aqui está um bom exemplo de desinformação. Basta pensar-se assim: No dicionário Priberam online, um transexual é: ". e s. 2 gén., que ou aquele que se caracteriza pela transsexualidade." sendo que a transexualidade é caracterizada como: "s. f., situação da pessoa que mudou ou deseja mudar de sexo." Não concordo em absoluto com esta definição, prefiro a clínica que diz grosso modo que transexual "É uma pessoa que nasceu com a identidade de género (parte psico-sexual) de um sexo, e com a genitália do sexo oposto." Chama-se a isto Disforia de Género. Ora bem, em qualquer das duas definições o transexual está englobado na categoria de transgénero. Não existe nenhuma definição de transexual que implique que uma pessoa está obrigada a assumir-se. E é aí que esta definição peca e engana. Implica que só é transgénero quem se assume. O que é totalmente falso e informa erradamente as pessoas. Já agora, no caso dos intersexuais que, como se sabe, nascem com genitália dupla, como é que se distingue isso na rua? Não me parece que andem com os genitais à mostra.

Mas a coisa continua, pois afirma-se no artigo que "Numa perspectiva mais lata muitos homossexuais (independente de género) tal como bissexuais também podem ser considerados transgéneros pelo simples facto de não terem ao seu lado no dia-a-dia uma pessoa do sexo oposto quando adultos." Por esta visão, toda a gente, salvo os heteros, são transgénero.

Diz-se também que "Vários países e culturas do mundo têm sua forma específica de designar sub-grupos de transgéneros. Na Índia são conhecidos como hijras, na Tailândia como Kathoeys e no Brasil e em muitos países ocidentais como travestis." Bem, que na Índia são conhecidas como Hijras é verdade. Mas qual dos sub-grupos é este? Por acaso eu sei que as hijras são as transexuais femininas. No Brasil existem travestis, claro. Mas, como se denominam os outros grupos? Da maneira como está escrito, dá a impressão que todos os sub-grupos têm a mesma denominação.

Finalmente, afirma-se que "As pessoas não transgénero são denominadas de cisgénero, denominação essa criada pelas pessoas transgénero." Que eu saiba, e conheço bastante gente, pelo menos entre travestis e transexuais, nunca ouvi ninguém a referir-se a pessoas não transgénero desta forma. Não me parece que as pessoas transgénero tenham criado essa nomenclatura, salvo alguém do Porto que criou toda uma linguagem própria, de onde suspeito que esta palavra tenha sido tirada. Daí a afirmar-se que são as pessoas transgénero, vai um grande passo.

Isto serve como exemplo em como Enciclopédias, em que qualquer pessoa pode editar e escrever, nem sempre são veículos de informação. Como neste caso, que em vez de informar, confunde e desinforma.
Jinhos

1 Comments:

  • At 24 dezembro, 2006 11:19, Blogger portugalgay said…

    "Finalmente, afirma-se que "As pessoas não transgénero são denominadas de cisgénero, denominação essa criada pelas pessoas transgénero." Que eu saiba, e conheço bastante gente, pelo menos entre travestis e transexuais, nunca ouvi ninguém a referir-se a pessoas não transgénero desta forma. Não me parece que as pessoas transgénero tenham criado essa nomenclatura, salvo alguém do Porto que criou toda uma linguagem própria, de onde suspeito que esta palavra tenha sido tirada. Daí a afirmar-se que são as pessoas transgénero, vai um grande passo."

    cof... cof... eu sei que o Porto é uma nação mas não me parece que "cisgénero" tenha sido inventado aqui na Invicta, antes pelo contrário: essa entrada na Wikipedia foi editada por pessoas que provavelmente estão em Lisboa e a palavra já é usada há mais de 10 anos muito além da capital nortenha... (e da lusitania, diga-se de passagem).

     

Enviar um comentário

<< Home