Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

sábado, janeiro 15, 2011

Na última Quinta-feira a TVI, no programa “A tarde é sua” com Fátima Lopes, e que substitui o programa “As tardes da Júlia” visto Júlia Pinheiro ter-se mudado para a SIC, deu logo no seu início um programa sobre transexualidade, aproveitando o veto de Cavaco Silva.

A entrevista pode-se dividir em duas partes: uma primeira onde a jovem transexual, Sara Moreira se não estou enganada, foi entrevistada e com dados sobre a sua vida e luta pela sua identidade.
Nada de muito diferente do que já tinha sido feito.

Não sei se o programa se encontra em vídeo ou se alguém o gravou para o YouTube. Este computador onde estou não me permite ver vídeos (não aceita o FlashPlayer), não sei porque razão (talvez o facto de não ter placa de som tenha alguma influência) portanto se alguém estiver interessado em fazer uma busca...

Presume-se que Sara será (pelo menos eu presumi isso, pois só foi mencionado algumas cirurgias que terá feito, não se especificando quais) uma mulher transexual pré-op ou não-op, visto no final da entrevista terem sido mencionados alguns problemas e dificuldades por que tem passado por não ter podido alterar o nome e género na sua documentação legal.

Assim que estes problemas foram mencionados, Fátima passou logo a voz a um comentador convidado pelo programa (ou pela TVI).

Aqui entrámos na segunda parte da entrevista. O comentador, advogado de profissão segundo foi informado, começou a falar da transexualidade (como doença) a um nível geral até Fátima o ter inquirido sobre o veto presidencial.

A retórica que se seguiu foi um desfilar das razões dadas por Cavaco Silva para ter vetado o diploma, com as quais este advogado simpatizava, além de no fim ter acrescentado a obrigatoriedade da CRS para o reconhecimento legal da identidade de género da pessoa. Das razões do veto presidencial e respectivo comentário já eu falei aqui: http://transfofa.blogspot.com/2011/01/no-dia-06-de-janeiro-de-2011-talvez.html, portanto não vou repetir as razões porque este veto nunca devia ter existido.

O que foi péssimo foi o facto de Fátima Lopes assim que o advogado (que não fixei o nome) acabou de falar, não ter dado oportunidade a Sara de contra-argumentar. O programa foi imediatamente para intervalo e quando regressou já o tema era outro.

Ou seja, a sensação com que se fica foi que, propositadamente, arranjaram uma transexual como mote para uma clara tentativa de justificação do veto presidencial, obviamente tentando influenciar a opinião pública para a “justiça” desta medida.

E digo isto porque, sobre o tema, somente se ouviu um lado da questão. Ignora-se se Sara estaria interessada em contrariar a opinião do advogado ou se teria a informação necessária para tal. O facto é que foi, pura e simplesmente impedida de o fazer. E o facto de não terem convidado nenhum apoiante do diploma também é deveras significativo.

Longe parecem ir os tempos das “Tardes da Júlia”. O posicionamento agora da TVI é anti-transexual.

Assim peço a todas as pessoas transexuais para não aceitarem convites de parte da TVI, seja para o programa “A tarde é sua” seja para outro qualquer, enquanto a TVI insistir em pender só para um lado.

Peço o mesmo para os apoiantes e simpatizantes das pessoas transexuais, bem como a toda a comunidade LGBTTI. Agora somos nós, amanhã será um posicionamento anti-adopção por casais do mesmo sexo.

Boicotemos juntos a TVI até regressar a uma informação imparcial e não tendenciosa como tem sido nos últimos tempos.