Transfofa em Blog

Um espaço especial e pessoal, para dar relevo a cada momento único - Bem Vind@ ao meu Blog!

segunda-feira, Maio 16, 2011

Comunicado​: Mais Transfobia no Dia Internacio​nal contra a Homofobia e a Transfobia



Mais uma vez o grupo Transexual Portugal vem por este meio demonstrar o seu repúdio pelo tratamento dado pelos meios de comunicação e por um sexólogo às pessoas transexuais.

Numa notícia feita para hoje, 17 de Maio, o Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia, intitulada "Dia Mundial de Luta contra a Homofobia e Transfobia - Sara entrega pedido de mudança de nome e género no registo civil", difundida pelo jornal Público (não mencionado é a fonte da notícia, a agência Lusa, como se pode comprovar pelas notícias do DN: "CASA assinala Dia de Luta contra Homofobia e Transfobia" e pela notícia da TVI24: "Transexuais: CASA apoia Gil a ser Sara"). Refere-se a do Público por ser a mais completa.

Como de costume referem-se a uma mulher transexual como "um" transexual, reafirmando a não aceitação da Identidade de Género da pessoa, o que como já se afirmou, é desrespeitador e ofensivo para a pessoa em causa, e para a generalidade das pessoas transexuais.

Agradeciamos que a agência Lusa,o jornal Público e a TVI24 evitassem ao máximo este lamentável tratamento, evitando também que sejamos forçados a emitir diariamente comunicados condenando este tipo de transfobia. Ainda por cima no dia em que é.

Mas ainda há mais. Não contentes com isto, ainda divulgam o nome de baptismo da pessoa em causa. Não se sabe se foi com autorização da pessoa em causa, mas o discurso, em que somente o sexólogo fala em discurso directo, leva a perceber-se que a entrevista foi com ele e não com a transexual.

A ser assim a atitude deste sexólogo é contrária ao espírito da lei, que inclusivé tem um artigo a proteger a divulgação do nome de baptismo, e desrespeitadora das pessoas transexuais, que não aceitam esse nome como seu. Para alguém que diz ter 20 anos de experiência destes casos, já devia ter aprendido esta regra elementar há pelo menos uns 19 anos. Também é condenável ver-se que um sexólogo tem um estereotipo do que é uma mulher, sabendo-se da variedade humana existente. Questiona-se como será com uma mulher transexual que não se encaixe dentro do que considera como "mulher perfeita".

É lamentável que neste dia 17 de Maio, haja necessidade de se emitir um comunicado para outra coisa que não fosse a celebração deste dia. Mais lamentável é que neste dia estes tratamentos indignos e desrespeitosos continuem a ser a norma e não a excepção.

Pelo grupo Transexual Portugal

Eduarda Santos e Lara Crespo

A todas as associações e grupos que concordem, pede-se que escrevam um comunicado e o enviem para os media. Este abusivo tratamento tem de acabar algum dia. Hoje, 17 de Maio, juntemo-nos e iniciemos o seu desaparecimento.


[Portugal]
Dia Mundial de Luta contra a Homofobia e Transfobia Sara entrega pedido de mudança de nome e género no registo civil
Sara entrega terça-feira, às 14h30, no Porto, o processo de mudança de nome e género no registo civil, deixando de se chamar Gil para ver reconhecido o nome de Sara Inês que escolheu há dez anos. Amanhã é o Dia Mundial de Luta contra a Homofobia e Transfobia.
CASA assinala Dia de Luta contra Homofobia e Transfobia
Transexuais: CASA apoia Gil a ser Sara


[Brasil]
Luisa Marilac diz que vai fazer cirurgia de mudança de sexo
Luisa Marilac, que está no Brasil para uma série de apresentações, foi entrevistada pelo jornalista Bruno Astuto para o jornal carioca "O Dia". A travesti disse que tem intenções de ficar no Brasil, mas só se arrumar o que fazer no país. "Vim para ficar por mim e pela minha família. Mas não quero ficar aqui sem fazer nada, só por ficar. Quero ter um projeto, senão vou embora", entrega Marilac.

[Cuba]
Protagonizan cubanos marcha contra la homofobia en La Habana
Cuba seguirá cambiando pese a lo que diga o haga Estados Unidos, dijo Mariela Castro, presidenta del Centro Nacional de Educación Sexual en la Isla, que el sábado encabezó una marcha contra la homofobia. (Foto)
Hija Raúl Castro lidera marcha gays, dice Cuba seguirá cambiando
Cubans march against homophobia in Havana

[Mexico]
Marchan gays en pro de sus derechos en Morelia
Alrededor de 700 morelianos con preferencias diverso sexuales, homosexuales, lesbianas, travestis, transgénicos y sexoservidoras salieron la tarde de este sábado a las calles del Centro Histórico de la capital michoacana en exigencia de respeto a sus derechos.

[Mexico]
Actividades a favor de la diversidad de género
La educación en el hogar y las aulas de clases para hacerles saber a los estudiantes cuáles son sus derechos como ciudadanos será determinante para reducir los índices de discriminación por la orientación sexual en el Estado, informó Carlos Gómez Castro, integrante de la asociación civil "Derechos, cultura y diversidad sexual".

[Mexico]
Contra la homofobia, protesta la comunidad lésbico-gay
Con un enérgico rechazo a la homofobia y a la discriminación proveniente de la iglesia católica, integrantes de la Red por la Diversidad Sexual en Oaxaca, protestaron este domingo frente a la Catedral Metropolitana.

[Mexico]
Querétaro: marchan contra la homofobia y la discriminación
En el marco del Día Mundial contra la Homofobia que se conmemora el 17 de mayo, cientos de queretan@s –principalmente homosexuales y lesbianas–, salieron a las calles para exigir respeto a sus Derechos Humanos.